Quando da compra do terreno a casa existente, geminada, estava abandonada e condenada estruturalmente. Optou-se pela demolição desta para a execução de uma nova construção mais adequada às exigências de espaços contínuos da agência de turismo. Com a preocupação de não comprometer a construção vizinha remanescente, o novo corpo se afasta da parede meeira, descascada para manter os tijolos aparentes, criando neste afastamento os espaços de circulação vertical, iluminação natural, jardim, e as áreas de apoio, como copas, wcs, shaft técnico. Por conta das restrições legais na altura da construção, o embasamento foi rebaixado em relação à rua, tornando com isto a espacialidade fluida e dinâmica.
Após a escavação e execução da cortina de contenção do embasamento, a estrutura metálica garantiu uma montagem rápida e limpa. Toda a construção tem um caráter extremamente enxuto, com as peças estruturais mantidas aparentes, assim como as instalações elétricas e de dados. Mesmo no piso, as lajes de concreto foram polidas e deixadas à mostra. Para garantir bom desempenho térmico, a laje de cobertura recebeu vegetação.
Os salões de trabalho se tornaram espaços bastante alongados, providos de boa ventilação e iluminação naturais. Ao fundo, um pequeno pátio aberto garante um local tranquilo para o descanso nas pausas do trabalho.
Nome do Projeto: Agência de turismo
Ano de conclusão do projeto: 2014Área bruta construída: 202 m²Localização do projeto: Itaim Bibi - São Paulo-.SP
Arquitetos: Baldomero Navarro Gomes, Beatriz Froes Nachtergaele e Pedro Moura
Créditos fotográficos: Rafael SchimidtPerfil do fotógrafo no Instagram: @rafschimidt