Memorial
Os clientes, um casal com um filho pequeno, fez duas exigencias: que a casa fosse quase como uma cabana, sem espaços privativos onde alguém pudesse se isolar, para que o convivio fosse quase forçado. E uma piscina inspirada na que aparece no filme Beleza Roubada, de Bertolucci.
A solução proposta incorpora estas demandas numa sobreposição radical: um muro de arrimo em pedra rustica cria a topografia para a ocupação construida, que é dividida em duas áreas iguais: uma, ao ar livre de terraço e piscina. A outra, uma zona coberta, de proteção. Esta última só tem os banheiros como espaços fechados, e o ambiente de dormir é uma faixa indivisa, particionada apenas por cortinas blakout entre as camas, que são rebatíveis quando ninguém está deitado.
Construtivamente a obra se dá em duas fases bem marcadas: a primeira, de intervenção no terreno, com arrimos e fundações. E depois, numa construção rápida e seca, com montagem da estrutura em aço, da cobertura em paineis tipo wall, e os caixilhos e acabamentos.
Ano: 2007
Local: Itatiba, SP
Área: 120m²
Arquitetura: Beatriz Nachtergaele, Baldomero Navarro
Equipe: Carol Kechichian
Estrutura: Praxis Engenharia