PROJETOS SOBRE NÓS CONTATO
IGREJA PRESBITERIANA DE FORMOSA DE SÃO PAULO
INSTITUCIONAL   
A Primeira Igreja Presbiteriana de Formosa foi fundada por imigrantes de Taiwan (Formosa) que chegaram na cidade de São Paulo em 1962, egressos dos imensos distúrbios políticos pelos quais passou toda a China no século XX. 
Em São Paulo, os Taiwaneses se instalaram no bairro da Liberdade, localidade famosa pela ampla comunidade asiática, formada por chineses, japoneses, coreanos e vietnamitas. Os primeiros cultos foram realizados na casa de um de seus membros, mas logo a comunidade cresceu e ocupou um espaço próprio. Além dos descendentes destes fundadores, houve crescente participação de emigrantes de outras áreas da China, bem como e outras pessoas de fora da comunidade chinesa.
 Por conta deste desenvolvimento ao longo do tempo surgiu a necessidade de planejar a ampliação do atual templo, através da aquisição de um conjunto de casas dos anos 40, vizinho à igreja. 
O projeto de ampliação baseia-se num tripé de funções, em ordem crescente de importância:
1. Criar sustentação financeira à igreja de modo a ampliar suas atividades. Isto se dá com o estacionamento, áreas de eventos e restaurante;
2. ampliar as atividades sócio-culturais da igreja, com a expansão das alas para cursos e a criação de um espaço multi-uso que permita atividades esportivas, festivas e de encontros;
3. ampliar a comunidade de fieis, que encontrarão espaços de culto amplos, belos e modernos.
O projeto procura incorporar as construções pré-existentes, por questões econômicas, simbólicas e históricas, fazendo com que a história do bairro, e da comunidade presbiteriana de formosa, esteja presente e viva na construção futura.
Graças a isto, a seqüência de construção não impede o funcionamento parcial da edificação existente, e vai se desenvolvendo em etapas, muito em conforme com a gerência dos recursos financeiros ao longo do tempo
Como coroamento deste processo, uma grande cobertura curva, elemento de união e proteção a todo o conjunto construído, cria uma nova imagem, um marco icônico na paisagem do bairro, criando uma identidade única com estes seu novo espaço de comunhão, fazendo clara referência à cultura da comunidade de Formosa.
LOCAL
Bairro da Liberdade, São Paulo, SP
Área: aprox. 3600m² 
Arquitetura:
Baldomero Navarro e André Yoshimoto
Pesquisa histórica e relatório de restauro: Arq. Alexandre Franco Martins