PROJETOS SOBRE NÓS CONTATO
SENAC BELO HORIZONTE
INSTITUCIONAL    CONCURSOS   
Concurso - 3° Premio

 INCISÃO URBANAO Centro de Belo Horizonte, denominado agora Hipercentro, é uma das malhas urbanas mais características do Brasil. A estrutura planejada, com uma rede ortogonal de ruas largas e arborizadas cortadas esporadicamente por diagonais define uma urbanidade agradável, arborizada, de calçadas generosas, praças, com uma tradição de vida nas ruas, de bares e restaurantes bastante típica da capital mineira, e um dos melhores exemplos de urbanismo planejado do século XX do país.No local em que se encontra o SENAC esta caracterização encontra seu limite, junto à via Perimetral e grandes equipamentos de transporte que configuram uma urbanidade menos amigável ao pedestre. Neste caso, o miolo de quadra apresenta uma oportunidade de recuperação desta qualidade urbana, caso um diálogo entre este miolo e a rua seja realizado.A análise criteriosa do conjunto edificado existente e das premissas do termo de referência levou à proposta de um corte em parte da extensão do bloco 1, uma incisão perpendicular à rua de caráter urbano e não apenas arquitetônico, que cria a conexão do espaço público com o interior do lote. Esta abertura é oportuna por três motivos:
1. Resolve as incompatibilidades entre níveis nos blocos 1 e 2 abrindo um espaço entre eles, e atenuando visualmente estas disparidades.
2. Conecta a rua ao fundo do lote que, ao ser densamente vegetado, requalifica todo o micro-clima do miolo de quadra, e não apenas o conjunto do SENAC. Esta abertura, em termos ambientais, melhora significativamente a qualidade de iluminação e ventilação tanto dos edifícios, quando do interior da quadra. O miolo de quadra passa a ser o “core” efetivo de todo o conjunto.
3. Onde esta abertura encontra a rua, ela demarca claramente o acesso do novo SENAC através de uma escadaria generosa, que funciona também como lugar de encontros e esperas.
Desta forma, um diálogo do conjunto do SENAC com o Centro da cidade é claramente estabelecido.

Local: Belo Horizonte -MG
Área Terreno2.560,99m²
Área Construída13.643,79m²

Arquitetura:
 Baldomero Navarro
João Paulo Daolio
 Ricardo Camacho

Colaboradores:Filipa Almeida
 Jéssika França
 Sarah Behbehani
 Sarah Hassan
 Sara Machado
 Sara Saragoça
 Vitor Berge Sato
 Rafael Gambale
 Kawani Nishimura